Pesquisa do Google começa a mostrar animais em realidade aumentada pelo celular

Na I//O 2019, a Google havia anunciado vários novos recursos de realidade aumentada para sua busca, e uma das novidades mais interessantes já está na ativa: a capacidade de visualizar animais de maneira realista por meio dessa tecnologia.

A Google diz que a maneira mais fácil de se colocar novas informações na cabeça é as visualizando, e é exatamente isso o que a empresa proporciona aos usuários ao exibir os objetos da pesquisa diretamente em 3D, de forma que eles possam ter a noção exata do tamanho de um tigre, por exemplo. Afinal, ler informações sobre as dimensões de um tigre é totalmente diferente de visualizar o animal bem à sua frente.

 Resultado de pesquisa sobre tigre no Google (Imagem: 9to5google)
Resultado de pesquisa sobre tigre no Google (Imagem: 9to5google)

Esse novo recurso da Pesquisa do Google pode ser acessado ​​diretamente pelo painel do resultado, onde há descrições sobre o animal pesquisado, bem como um botão “Ver em 3D” .

A interface para interagir com esses objetos é como o Google Lens, com os objetos da pesquisa sendo mostrados em uma forma tridimensional, e apresentam efeitos sonoros que são reproduzidos automaticamente à medida em que você gira e amplia a imagem do bicho.

 Objeto em 3D (Imagem: 9to5google)
Objeto em 3D (Imagem: 9to5google)

Quando o usuário clica no botão “Visualizar em seu espaço”, entra em ação a realidade aumentada que renderiza o animal em seu tamanho real, dando a impressão de que ele está à sua frente, logo atrás da câmera do smartphone.

O 9to5google informa que a Pesquisa do Google permite a visualização de leões, tigres, ursos, cabras alpinas, lobos-da-índia, ouriços europeus, peixes-pescadores e pinguins imperadores na realidade aumentada. Um ponto bastante interessante é que algumas criaturas, como os pandas gigantes, aparecem comendo um pedaço de bambu.

Fonte: Canaltech