Qualcomm apresenta tecnologia de Wi-Fi 6 para smartphones, laptops e até carros

A Qualcomm apresentou nesta semana a sua nova tecnologia de Wi-Fi 6. O alvo da companhia, claro, está no futuro com o avanço da velocidade das conexões tanto para vídeos quanto jogos por streaming, casa conectada e automóveis.

Em comunicado, ela revelou que serão quatro plataformas diferentes para sua linha Qualcomm Networking Pro Series utilizando a tecnologia do Wi-Fi 6. São elas:

  • Pro 1200: para concetividade em processadores A53 quad-core de 2.2GHz;
  • Pro 800: em processadores A53 quad-core de 1.4GHz;
  • Pro 600 e Pro 400: ambos para processadores A53 quad-core de 1.0GHz.

A linha ainda conta com o chamado 8×8 ratio, o qual permite a ligação entre oito antenas e oito receptores ao mesmo tempo, o que ajuda a diminuir latência e manter a estabilidade da conexão. Segundo a companhia, tal tecnologia é capaz de aguentar até 37 usuários simultâneos por canal de 5 GHz.

Em suma, a tecnologia é voltada para garantir mais velocidade, estabilidade e menor latência, principalmente em situações em que há um grande número de aparelhos conectados simultaneamente. Tudo isso pode se tornar mais necessário com ambientes de segurança de casa conectada, além de jogos por streaming.

Onde eles vão aparecer?

No evento, a Qualcomm informou alguns de seus dispositivos que já vão ganhar a tecnologia. Em matéria de smartphones, os chipsets da empresa que contam com o sistema FastConnect podem ser atualizados com a tecnologia.

O Snapdragon 855, por exemplo, já é compatível com o Wi-Fi 6, significando que o Galaxy S10 possui a tecnologia. Junto dele, o Snapdragon 855 Plus também já chega ao mercado com a nova tecnologia.

Contudo, a Qualcomm não quer que a novidade fique apenas no setor de smartphones. Ela fechou uma parceria com a AMD para que a tecnologia FastConnect também seja implementada em chips para laptops. A linha Ryzen 3000 também está pronta para o Wi-Fi 6.

Fonte: CanalTech