Sai da frente, Intel! Processador da AMD é o novo campeão mundial de overclock

A AMD está levando a sério a missão de quebrar a hegemonia da Intel no mercado de processadores para computadores. O Ryzen 9 3900X completou o teste do wPrime 1024 M em apenas 35 segundos e 517 milissegundos, estabelecendo um novo recorde mundial de overclock rodando a 5.625 MHz. Anteriormente, o recorde pertencia a um Intel Core i9-7920X, que terminou o mesmo teste com uma diferença de apenas 176 milissegundos.

O recorde foi estabelecido pelo overclocker australiano “jordan.hyde99”, que usou técnicas de resfriamento com nitrogênio líquido. Rodando em suas capacidades normais, o Ryzen 9 3900X atinge velocidade de clock base de 3.8 GHz, podendo chegar a até 4,6 GHz com boost.

O ponto de interesse aqui é o de que o processador da AMD quebrou o recorde estabelecido pela Intel rodando em uma velocidade de clock inferior: o i9-7920X rodava a 5.955 MHz quando registrou sua marca. Especialistas acreditam que a arquitetura do Ryzen 9 — chamada “Zen 2” — tenha um papel especial nisso, ainda que em ambos os casos os processadores tenham o mesmo padrão: 12 núcleos e 24 threads.

No caso da AMD, porém, parece que a arquitetura Zen 2 traz um índice de IPC (instruções por ciclo) mais alta que a Skylake de onde o i9 rival se baseia. Parece que o SMT (simultaneous multithreading) do Ryzen 9 3900X também exerceu um papel influente nos resultados.

Resumidamente, podemos dizer que a AMD seguiu a máxima de que “menos é mais”, superando a Intel em mais um front competitivo.

Sua vez, Intel.

Fonte: Techradar

%d blogueiros gostam disto: