Hashtag

A importância das hashtags do Instagram para a sua estratégia digital

Você já pensou sobre a importância das hashtags do Instagram?

Tem gente que nunca pensou no assunto, e até que nem use. Grande erro!

Usar hashtags no Instagram da forma correta proporciona para a sua estratégia de conteúdo muito mais que o ganho de seguidores.

O que são as hashtags do Instagram?

Hashtags estão representadas pelo símbolo de sustenido – este aqui # – que antecede uma palavra-chave. Eu, Emerson, uso hashtags como #marketingdigital, #rendaextra e #marketingdeconteudo entre milhares de outras.

As hashtags são o recurso oficial do Instagram para agrupar posts sobre determinados lugares, interesses, entre outros assuntos. Existem tantas delas e são tão diversas que é bastante comum ficar perdido.

Fique tranquilo! Vou explicar brevemente como você usa hashtags de forma inteligente e ainda descobre informações sobre a sua persona com esse recurso.

Como escolher as hashtags?

hashtag_como_escolher
Como escolher uma Hashtag ?

Se você não usa hashtags em seus posts, está perdendo oportunidades! Claro que não precisa #escrever #desse #jeito.

Você pode selecionar as hashtags mais usadas pelo seu público. Mas, atenção: quanto mais nichada essa hashtag for, melhor. Sabe por que? Quando você usa uma grande hashtag, atrai muitos robôs de perfis com automação mal configurada.

Assim, em vez de usar a hashtag #marketing, use #neuromarketing. Em vez de usar #riodejaneiro, use #feriasnorio ou #medicosrj. Sempre de acordo com o seu objetivo, é claro!

Você pode usar os seguintes critérios para escolher as suas hashtags:

  • Localização;
  • Segmento;
  • Assunto do post;
  • Seu próprio nome ou uma hashtag exclusiva sua.

Se você estranhou esse último item, saiba que é bem interessante manter uma hashtag que só você usa para agrupar os seus posts, ou em um assunto específico só seu.

Você pode usar mais de uma hashtag, sem problemas, mas cuide para que elas não tomem o post todo.

Como usar as hashtags na estratégia?

Como usar as hashtags na estratégia?

Quando você acerta o uso de hashtags, provavelmente vai atrair novos seguidores para a sua conta. Pode ser que eles encontrem por você na própria área de hashtags, ou mesmo seu post vá para a linha do tempo deles. Afinal, já é possível seguir hashtags.

No entanto, limitar o estudo das hashtags ao ganho de seguidores é muito pouco. Você pode pesquisar hashtags para descobrir o que as pessoas falam sobre determinados assuntos e, assim, criar conteúdos para elas!

Além disso, ao clicar em uma #, você vê quais as outras hashtags relacionadas àquele assunto. Se você é um dermatologista, por exemplo, pode descobrir quais procedimentos estão bombando e falar sobre eles.

Esses posts não precisam ser apenas pro Instagram, viu? Aproveite para formato de blogs, posts de Facebook, whatsapp, e-mails e até vídeos para o YouTube.

Isso sem falar que o Instagram é excelente para estudar a sua persona. Com quais posts ela interage, o que costuma seguir, quais posts são replicados na timeline e nos stories…

Preste atenção em tudo! Avalie o que faz sentido para a sua estratégia e aplique!

Eu espero que este conteúdo ajude você a entender a importância das hashtags para a sua estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *